O habitat do homem é a cidade: análise morfológica sintática aplicada ao estudo do projeto arquitetônico Cais das Artes

BOTECHIA, Flavia1; LOUZADA, Bruno2

Este artigo busca identificar e quantificar as relações espaciais de continuidade, conectividade e integração dos corpos geométricos da obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, a partir do estudo do projeto Cais das Artes e as relações que esses corpos estabelecem entre si, com o espaço público imediato e com o tecido urbano da cidade de Vitória. Para isso recorre à Teoria da Sintaxe Espacial ao fazer uma análise da malha urbana com as variáveis Integração Global e Local a partir do mapa axial, e uma análise do conjunto edificado com a variável Conectividade Visual a partir da Visibility Graph Analysis. Os resultados sugerem um alto grau de integração global da localização do Cais das Artes com a cidade, indicando a localização privilegiada do projeto, próximo a uma centralidade metropolitana e conectado pelo novo sistema de transporte aquaviário às cidades do entorno. Mostram ainda uma forte conectividade visual com a Praça do Papa, sugerindo a importância dada pelo arquiteto à dimensão pública do projeto.

Conectividade visual da praça do Cais das Artes (Fonte: autores, 2023).

1. Universidade Federal do Espírito Santo, Profa. Dra. ↩︎
  2. Mestre em Arquitetura e Urbanismo – Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFES; Instituto Jones dos Santos Neves ↩︎

navegar até: