Construindo Lugares: a gramática da forma na formação dos museus de acordo com projetos de Paulo Mendes da Rocha

MARTINO, Jarryer Andrade de1; FALCÃO, Zanandra2; MORAES, Lyvia Fialho Soares de3; SANTOS, Isabella Falk dos4

Esta pesquisa apresenta a investigação em andamento através da ótica analítica do Sistema Generativo: Gramáticas da Forma (GF), do projeto Cais das Artes. Para fins metodológicos, constrói-se um conjunto de obras semelhantes para ser capaz de fazer esta averiguação, agrega-se ao estudo: o Museu dos Coches e o Centro Arte e Natura Krajcberg. O principal objetivo ao se escolher a abordagem das GF, é da possibilidade de aproximação do encontro do repertório e as lógicas projetuais presentes nos três museus projetados pelo arquiteto. Sabendo disso, a análise também agrega na camada da visão particular e cruzada do corpus apresentado. Os resultados atuais obtidos são da definição e constante evolução de Regras que compõem uma Gramática da Informação e da Forma dos museus de Mendes da Rocha.

Conjunto de Regras 3 (Fonte: autores, 2023).

1. Universidade Federal do Espírito Santo, Prof. Dr. ↩︎
  2. Universidade Federal do Espírito Santo; mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
    Bolsista FAPES Edital 14/2022 ↩︎
  3. Universidade Federal do Espírito Santo; mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo