Análise de complexos culturais de Paulo Mendes da Rocha sob a ótica da sintaxe espacial

SANTOS, André1; BOTECHIA, Flavia2; MARTINO, Jarryer Andrade de3

O presente artigo busca analisar as relações espaciais entre setores em três projetos idealizados por Paulo Mendes da Rocha: Cais das Artes, em Vitória-ES; o Museu dos Coches, em Lisboa; e Centro Krajcberg, projeto que não chegou a sair do estudo preliminar. Os três projetos compartilham similaridades formais que traduzem a assinatura arquitetônica de Paulo Mendes, além de serem pensados como equipamentos culturais públicos. Assim, foi realizada a análise sintática dos espaços a partir da teoria da sintaxe espacial, buscando verificar se há similaridades na distribuição de setores do complexo. Os resultados indicam que há relações espaciais similares nos três projetos, com um forte controle da praça pública na distribuição de fluxos para outros espaços. Entretanto, há espaços que são mais ou menos acessíveis conforme a configuração espacial proposta pelo arquiteto. De forma geral, os projetos possuem uma setorização bem distribuída, tendo a praça como o setor mais integrado e que exerce maior controle sobre os demais espaços. Assim, a praça atua como um elemento mediador entre o complexo e a cidade, com base na visão e discurso de Paulo Mendes da Rocha, que busca integrar os equipamentos públicos ao ambiente urbano e, enxerga na arquitetura dos complexos culturais, uma forma de despertar o interesse dos visitantes pela arte.

Diagrama de bolhas dos três projetos analisados com base na estrutura-tipo proposta por Hillier (2019) (Fonte: autores, 2023).

1. Universidade Federal do Espírito Santo; mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo Bolsista Capes/PPGAU ↩︎
  2. Universidade Federal do Espírito Santo, Profa. Dra. ↩︎
  3. Universidade Federal do Espírito Santo, Prof. Dr. ↩︎