Um museu para Vitória: Centro Arte e Natura Krajcberg

MORAES, Lyvia Fialho Soares de 1; SANTOS, Isabella Falk dos2

Este artigo tem como objetivo apresentar a investigação formal e métrica do estudo preliminar do Centro Arte e Natura Krajcberg, uma proposição de museu para a cidade de Vitória que foi descontinuada nos anos 1990. A partir da pesquisa documental e bibliográfica, foi possível detectar os vestígios implícitos e explícitos do Centro Krajcberg em outros projetos no repertório de Mendes da Rocha. Para essa averiguação, o que se despertou pela semelhança com o projeto Cais das Artes, foram inicialmente feitos compilados de documentação; leitura e análise de croquis e maquete; redesenho e aplicação de “Sistemas de Análise” compostos por duas etapas: de identificação e compilação de informações e de decomposição da obra. Por fim, encontrou-se o módulo de 1,5m no projeto e entende-se que a localização geográfica e o programa de necessidades dialogam com o Cais das Artes, e que o estudo e sua composição formal dialogam com o discurso de projetos executados pelo arquiteto.

Centro Arte e Natura Krajcberg (Fonte: autoras, 2023).

1. Universidade Federal do Espírito Santo; mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
    Bolsista FAPES Edital 14/2022 ↩︎
  2. Universidade Federal do Espírito Santo; mestre pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
    Bolsista Capes/PPGAU ↩︎