Morfogênese do parcelamento do Cais das Artes

BOTECHIA, Flavia 1 ; ULIANA, Antônio Lucas Sgrancio2

A pesquisa “Um lote, o Cais: morfogênese do parcelamento do Cais das Artes” surge da necessidade de reconstituir etapas formais pretéritas e intermediárias, por meio de uma base de dados, para compreender a morfogênese do lote, como parte do suporte físico territorial do projeto arquitetônico Cais das Artes (Vitória, Espírito Santo, Brasil), de autoria do arquiteto Paulo Mendes da Rocha e Metro Arquitetura. Justifica-se a escolha do tema pela importância do referido arquiteto e pela dimensão desse projeto arquitetônico uma vez tratar-se de única obra edificada em sua cidade natal; pelo espaço para produção teórica sobre a referida arquitetura, de propriedade e gestão do governo estadual, ainda inconclusa no presente momento; e pelo conjunto documental cartográfico e iconográfico que pode vir a lançar luz sobre a origem do lote, cerca de 40 anos antes do projeto, em avanço sobre às águas da baía de Vitória. O objetivo deste artigo é explicitar os resultados da pesquisa acerca da morfogênese do lote do Cais das Artes e as etapas intermediárias pelas quais passou avaliando forma e legislação urbana. Posto isso, o estudo se inicia com panorama histórico acerca do processo de aterros na cidade de Vitória iniciado na década de 1830 e, de maneira não linear, se estendem até a década o final do século XX. Dentro desse recorte temporal, o contexto do aterro realizado pela Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano para as localidades definidas como Praia do Suá e Enseada do Suá dá origem a uma lote de 280 metros de comprimento e 70 metros de largura, perfazendo um total 19.600 m², às margens da baía destinado inicialmente à fins militares. Qual é a trajetória deste lote, nem um pouco ordinário, desde sua origem ainda no estado hipotético de água até abrigar um complexo cultural de relevância internacional?

Gênese do lote do Cais das Artes (Fonte: elaborado pelos autores, 2023 a partir de consulta aos projetos de urbanização aprovados pela Prefeitura Municipal e entrevista com o autor do projeto urbanístico)

1. Universidade Federal do Espírito Santo, Profa. Dra. ↩︎
  2. Universidade Federal do Espírito Santo, graduando em Arquitetura e Urbanismo Bolsista PIBIC/UFES 2022-2023 ↩︎

navegar até: