Relicário das carruagens: estudo morfológico do Museu Nacional dos Coches

FALCÃO, Zanandra1; FORNACIARI, Amanda2

Este estudo se dedica à análise do Museu Nacional dos Coches, parte da pesquisa “Paulo Mendes da Rocha e o Lugar”. Localizado na Freguesia do Belém, Lisboa, Portugal, em uma área predominantemente residencial com 16 equipamentos culturais, o museu é fruto da colaboração entre Paulo Mendes da Rocha, MMBB Arquitetura e Ricardo Bak Gordon. Destaca-se pela arquitetura brutalista, preservando carruagens dos séculos XVI a XIX. O estudo morfológico, desenvolve protocolos metodológicos baseados em Ching, Borie et al. e Unwin, a partir de três sistemas. O primeiro sistema compila informações documentais, enquanto o segundo decompõe formas e elementos, abordando aspectos espaciais, estruturais, de delimitação e circulação. O terceiro sistema analisa a composição, explorando aspectos estético-formais, técnico-construtivos e relações com o entorno. A partir disso, conclui-se que o museu se configura como um relicário, preservando não apenas carruagens, mas a história e cultura de Portugal. Evidencia-se o cuidado no planejamento, tanto na integração ao contexto cultural e urbano quanto no comprometimento com a qualidade estética e funcional do edifício. Dessa forma, o museu não apenas enriquece o cenário cultural, mas também se destaca como um vínculo significativo entre o passado, o presente e o futuro.

Sistema de proporção dos sólidos (Fonte: Fornaciari, 2023 a partir de modelagem desenvolvida por Xavier e Valério, 2023).

1. Universidade Federal do Espírito Santo, ; mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
    Bolsista FAPES Edital 14/2022 ↩︎
  2. Universidade Federal do Espírito Santo, graduanda em Arquitetura e Urbanismo Bolsista FAPES Edital 14/2022 ↩︎

navegar até: